Mais um remédio é aprovado para o tratamento gratuito de doença pulmonar
Por Da Redação | Fonte: Smith Martins Adv

Mais um remédio é aprovado para o tratamento gratuito de doença pulmonar

Boehringer Ingelheim informa que o medicamento nintedanibe, comercializado com o nome de Ofev®, recebeu a aprovação da Anvisa para mais uma indicação terapêutica, o tratamento gratuito da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (DPI-ES), principal causa de morte nos pacientes com esta doença.

O medicamento é aprovado em mais de 70 países, incluindo o Brasil, para o tratamento de fibrose pulmonar idiopática (FPI), e em diversos países para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC).

Essa aprovação é um avanço importante no tratamento de uma doença para a qual não havia um medicamento específico aprovado.

Ofev® para tratamento gratuito de doença pulmonar

Ofev® é tema de um robusto programa internacional de estudos clínicos, que vem apresentando resultados promissores.

A aprovação desta nova indicação decorre do estudo SENSCIS, maior estudo de pacientes com DPI-ES, de fase III, duplo-cego, randomizado, conduzido em 32 países incluindo o Brasil, que comparou nintedanibe com placebo e atingiu seu objetivo principal: reduzir a taxa anual de declínio de um parâmetro pulmonar chamado de capacidade vital forçada (CVF) em pacientes com DPI-ES.

Para os médicos, a nova indicação do medicamento abre a possibilidade de um tratamento eficaz e seguro para o manejo da doença. “A fibrose pulmonar é comum e a principal cause de morte em pacientes com esclerose sistêmica. Por isso, esta notícia é tão importante para toda a comunidade atingida com a doença”, afirma o reumatologista Dr. Valderílio Azevedo, investigador principal do estudo SENSCIS no Brasil.

Tratamento mundial

Mais de 70 mil pessoas com FPI foram tratadas com nintedanibe no mundo inteiro. A aprovação da Anvisa para esta nova indicação pode ajudar muitos pacientes com esclerose sistêmica no Brasil a reduzir a progressão da principal causa de morte pela doença.

Os pacientes com doenças pulmonares intersticiais associadas a esclerose sistêmica são uma população para qual o tratamento sempre se apresentou como um desafio que requer cuidados interdisciplinares, principalmente por pneumologistas e reumatologistas. A aprovação da indicação de nintedanibe pela Anvisa oferece a estas pessoas a oportunidade de efetivamente controlar a progressão da doença.

E se eu tiver problemas em conseguir remédio?

Você sabia que a Constituição Federal garante a todos os cidadãos o direito amplo e integral à saúde?

Portanto, qualquer recusa ou omissão do SUS ou Poder Público quanto ao fornecimento de tratamento ou remédio imprescindível à vida (ou qualidade de saúde) caracteriza um ato ofensivo ao seu direito à SAÚDE e à VIDA.

Se você precisa de remédio ou um tratamento para doença pulmonar e está enfrentando problemas com o SUS ou com seu plano de saúde, nós da Smith Martins Advocacia podemos ajudar a conseguir esse remédio.

Exija seus direitos:

Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *